História dos postais que, alguns de nós, ainda enviam no Natal

O costume de enviar cartões de saudação pode ser seguido  até um antigo Chinês que trocou mensagens de boa vontade para celebrar o Ano Novo, e mesmo até aos Egípcios, que transmitiam os seus cumprimentos em rolos papiro.

Até ao início de 1400, cartões artesanais de papel foram trocadas na Europa. Os alemães são conhecidos por ter impresso cumprimentos de Ano Novo de xilogravuras, e ,em papel,  feitos à mão, no Dia dos Namorados, eram trocados cartões por toda a Europa no início de 1400.

Na década de 1850, o cartão tinha sido transformado num presente relativamente caro, feito à mão e entregue pessoalmente, era um meio popular e acessível de comunicação pessoal, em grande parte devido aos avanços na impressão e mecanização.

Os primeiros Cartões de Natal que apareceram na forma publicada surgiram em Londres em 1843, quando Sir Henry Cole contratou o artista John Horsley Calcott para desenhar um cartão de férias que ele poderia enviar para seus amigos e conhecidos. Na década de 1860, empresas como a Marcus Ward & Co, Goodall e Charles Bennett começaram a produção em massa de cartões. Eles empregaram artistas bem conhecidos, como Kate Greenaway e Walter Crane como ilustradores e designers de cartões.

A evolução técnica, como a litografia colorida em 1930, impulsionou a indústria de cartões de saudação fabricados. Cartões bem humorados,  conhecidos como cartões de estúdio, tornaram-se populares no final dos anos 1940 e 1950.

Na década de 1970 os postais de papel reciclado: uma pequena empresa devido à necessidade de estabelecer uma identidade e de competir contra as grandes empresas como Hallmark Cards, começou a publicar “caprichosos desenhos”  com o nome do artista creditados nas costas. Isto foi para além do que era conhecido como a aparência padrão dos postais (às vezes chamado de “Look” Hallmark.)[carece de fontes?]

Na década de 1980 havia um mercado florescente para os que eram agora chamados cartões de aniversário”alternativos” .

Texto traduzido/adaptado/resumido de:http://en.wikipedia.org/wiki/Greeting_cards

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under História de....

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s