Os monumentos megalíticos

“MENIR
Consiste num megálito, coluna rudimentar, erguida em direcção céu.Apesar de constituir o tipo mais simples de construção, estas pedras isoladas de dimensões, por vezes, monumentais, não deixam de apresentar valores simbólicos profundos. Na sua origem, admite-se estar presente a uma manifestação ritual à vitalidade e à fecundidade da terra ou, pela sua forma fálica, uma evocação à fecundidade.
ALINHAMENTO
Designação dada a um agrupamento de menires organizados em linha recta. A sua construção permanece um enigma, embora se admita tratar-se de estruturas associadas ao culto dos mortos ou destinados a demarcar um recinto sagrado.
CROMELEQUE
Agrupamento de menires dispostos em círculo. Tão enigmáticos como os alinhamentos, os cromeleques acentuam a ideia de recinto sagrado ou local de culto. Alguns podem estar relacionados com a astronomia e o estudo dos fenómenos celestes.
ANTA OU DÓLMEN
Construções megalíticas formadas por pedras colocadas na vertical sobre as quais assenta uma laje formando uma câmara circular. Os vestígios encontrados no seu interior, tais como armas, ornamentos, utensílios e ossadas, permitem-nos afirmar que se tratava de monumentos funerários ou locais de culto ligados à morte.”
Extraído de:http://www.prof2000.pt/users/histesfa/teresa/index.html

Deixe um comentário

Filed under Sem categorias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s