“A História terá sido escolhida para o currículo do Ensino Básico exactamente pela função importante que tem na orientação do jovem, na aquisição de uma consciência histórica, ou seja pela capacidade de articular o ontem , o hoje e o amanhã, sabendo, ao mesmo tempo, distinguir nesse cenário três campos: o real do imaginário, a permanência da mudança e os tempos de mudança”.
Extraído de: FÉLIX, Noémia, Competências Essenciais do Ensino Básico. O caso da História,p.29, in Competências essenciais do Ensino Básico. Visões Multidisciplinares, n.º23, Cadernos do CRIAP ASA, Abril de 2001.

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2 responses to “

  1. Sabrina Noureddine

    Oi, gostei desse post…
    Mas parece que poucas escolas realmente querem ensinar aos alunos a distinção entre o real e o imaginário, assim como sobre os tempos de mudança, hein?
    Pelo menos por aqui eu percebo uma certa resistência a ensinar os outros a pensar, criticar…
    Sei lá…
    Abs.

  2. RubenSantos

    Acho que os alunos não têm essa noção !

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