O que faz o arqueólogo?

Esta é uma das perguntas que frequentemente me fazem, em sala de aula, no início do ano lectivo. Apresento agora uma resposta possível: http://www.comciencia.br/reportagens/arqueologia/arq04.shtml
Embora o artigo se refira a arqueólogos brasileiros, dá para perceber bem o que faz um arqueólogo.
Uma outra questão interessante é aquela relativa ao código de ética do arqueológo. Mais uma vez socorro-me de informações brasileiras:
Boas leituras!
About these ads

13 Comentários

Filed under Uncategorized

13 responses to “O que faz o arqueólogo?

  1. Em primeiro lugar um arqueólogo pesquisa o espaço aode vai fazer a expessão do campo ……….
    O(a) arqueólogo(a) é o(a) profissional que decidiu dedicar-se ao estudo do passado do ponto de vista da recolha e análise sistemática dos vestígios materiais das civilizações e culturas que ficaram enterradas nesse passado.
    Com que objectivo? Simplesmente o de conhecer um pouco melhor os antecedentes históricos e o de poder identificar quer as épocas mais remotas da História da Humanidade anteriores ao aparecimento da escrita (pré e proto históricas) quer as mais recentes. Todos os hábitos, comportamentos e costumes não mencionados nos documentos escritos podem ser reconstituídos por estes profissionais.

    Para isso, o trabalho deste profissional divide-se em três fases. Num primeiro momento procede ao levantamento dos locais onde podem existir vestígios materiais de povos antigos – o que pode significar ruínas de habitações, templos, sepulturas, esculturas, pinturas, ferramentas, peças de cerâmica, moedas, armas ou outros objectos.

    De seguida, sempre que possível e necessário, começam as escavações que permitem a recolha dos objectos. Quando é encontrado um vestígio arqueológico de tal dimensão (como, por exemplo, os restos de edificações) que não seja viável a sua remoção do local, o arqueólogo regista-o no próprio local através de fotografias ou do desenho de plantas.

    Numa última etapa, e após ter concluído o chamado trabalho de campo, surge o trabalho laboratorial que consiste na análise, limpeza, tratamento e classificação dos objectos encontrados. Além disso, é nesta fase que se estudam os elementos recolhidos, que se formulam hipóteses explicativas e que se efectuam sínteses dos conhecimentos através das quais se tenta chegar à formulação de conceitos que, com a ajuda de teorias já existentes, expliquem o desenvolvimento histórico da cultura ou do grupo em estudo. A tarefa de seleccionar e preparar os objectos que serão expostos em museus é igualmente da responsabilidade destes profissionais.

    Actualmente, assiste-se a uma tendência cada vez maior para substituir a arqueologia de salvamento por uma arqueologia preventiva no que diz respeito a obras públicas ou privadas que são passíveis de destruir o património arqueológico. Isto significa que nos últimos anos se tem procurado integrar arqueólogos nas equipas que elaboram os estudos de viabilidade e de impacto ambiental com vista a minimizar os riscos de destruição desse património.

    Um arqueólogo deve possuir determinados conhecimentos de outras áreas científicas como História, Geologia, Antropologia, Geografia, Informática, Matemática, Biologia, Desenho, Arte, Religião, Química e Física, a fim de poder dialogar com os especialistas dessa áreas sempre que estes colaboram com o arqueólogo. A aptidão para o desenho e para a fotografia também se pode revelar muito útil.

    Quanto a características pessoais são de salientar a persistência, a paciência, o interesse pela investigação, um grande sentido de rigor na aplicação dos métodos de pesquisa e espírito de sacrifício. Possuir uma boa condição física também é importante na medida em que poderá ter de enfrentar condições climatéricas difíceis ou situações em que o acesso às estações arqueológicas pode ser difícil (caso de grutas ou locais acidentados). As grandes caminhadas podem ser uma constante quando é necessário procurar e localizar novos sítios arqueológicos. No entanto, para quem prefere um trabalho não rotineiro e em contacto com a natureza esta pode ser a escolha ideal.

  2. Rafaella

    É uma profissão onde à descobrimentos do passado.Isso ocorre por causa de vestígios dos nossos antepassados. Onde descobrimos vidas que já foram existentes.. e ate mesmo o modo que usavam para sobreviverem !

  3. Fabiana Bessa

    Nossa eu só tenho 14 anos e fico maravilhada com essa profissão, eu não tenho dúvidas, eu amo história, e tinha que seguir uma profissão que tenha ligação, é a profissão mais linda do mundo, pra mim história não é ficar falando de ”coisas velhas” e falar do passado que reflete no futuro, é falar de guerras, e falar das nossas mudanças conforme a nossa necessidade de sobrevivência!Eu não tenho nenhuma dpuvid auq quero seguir essa profissão, só uma pergunta:Uma arquióloga viaja pelo país e pelo mundo para as pesquisas, ou só no nosso país?
    Mesmo que não viaje, eu quero seguir essa profissão perfeita, e muito obrigado pelas dicas ótimas, irei estudar muito!

  4. eloiza

    obrigada estava precisando mesmo saber o que era isso!!! obrigada!!

  5. INGRID DANIELA PACHECO BATISTA

    eu tenho 12 anos e sou apaixonada por arqueologia procuro sempre ser uma aluna dedicada e entelectualmente esperta estou sempre antenada nas coisa que me falam sobre arqueologia,meu pai sabe tudo sobre arqueologia pq ele estudou para ser arqueologo mas depois ele mudou para direitos ambientais,mas eu algum dia vou ser uma grande arqueologa,e vou tentar descobrir varia respostas para meu povo!!!!!!!!!!!!!!! um grande beijo para todos que leram essa msg OBRIGADA PELA A ATENÇAO!!!!!!

  6. INGRID DANIELA PACHECO BATISTA

    eu amo arqueologia eu vou ser uma grande arqueologa quando estiver mais grande eu ja tenho 12 anos e espero descobrir varias coisas para o meu povo…………UM GRANDE BEIJO PARA AQUELES QUE LERAM ESSE DEPOIMENTO <3

  7. gostei bastante eu procurei esta resposta pq eu estou pesquisando uma arquiologia

  8. maria francisca silva de almeida

    muito obrigada pelas respostas, amei agora eu já sei o que faz o arquiólogo. bay bay s2

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s